PROJETOS I&D

A nossa estratégia de I&D concentra-se na inovação tecnológica, em novos processos de produção e sistemas organizacionais. Com equipamentos  tecnologicamente avançados, o nosso investimento nesta área é transversal aos seguintes príncipios: formação e habilitação dos colaboradores; criação de novos modelos de cooperação com diferentes entidades; transformação de ideias em novos produtos, sistemas ou serviços e, diversificação da oferta e progressão na cadeia de valor.

iCAD

Plataforma Integrada para o Projeto de Tecnologias Emergentes Aplicadas às Ferramentas – Molde

Num consórcio constituído por promotores empresariais e um co-promotor do SCTN, o projeto iCAD, visou o desenvolvimento de um sofisticado módulo integrado no software de CAD SIEMENS SolidEdge, para dar suporte aos crescentes desafios da indústria de moldes e ferramentas especiais.
Destinado às atividades de projeto de moldes, o iCAD teve especial enfoque nas áreas emergentes do “Engineering & Tooling”, cuja matriz de carácter mais tecnológico, vem complementar a matriz tradicional do sector. Assim, o iCAD veio responder às necessidades específicas de algumas franjas tecnológicas na área dos moldes para as quais ainda não existiam plataformas devidamente customizadas, tais como, a área médica, a micro fabricação e os moldes de grandes dimensões para materiais compósitos de elevado desempenho.

https://www.distrim2.pt/icad/

Tooling EDGE

Produção Sustentável de Elevado Desempenho

O projeto mobilizador TooIing EDGE agregou em torno de objetivos comuns, várias entidades do SCT e diversas empresas, materializando uma componente essencial da estratégia definida para o polo de competitividade Engineering & Tooling.
Todas as atividades de investigação e desenvolvimento deste projeto visaram desenvolver o conhecimento necessário para capacitar e posicionar a indústria de E&T num novo patamar, capaz de fornecer de forma competitiva novos setores de atividade como a aeronáutica e a área médica.

HybridTech

Novos Design, Materiais e Tecnologias de Moldação para a Integração Funcional e Redução de Peso em Componentes Automóveis.

O projeto HybridTec visou a conceção e desenvolvimento de novas abordagens tecnológicas de produção, assentes num produto inovador associado à estrutura horizontal de suporte do assento frontal de um automóvel. Através da utilização de soluções de materiais híbridos e tecnologias de processamento inovadoras para a integração de componentes e funções numa única estrutura, este desenvolvimento está focado na redução do peso médio das estruturas atualmente utilizadas, associado a um melhor rácio peso/performance.

https://www.dt2rmc.pt/hybridtec/index.html

BIGTECH

Sistema Híbrido de (Roto)Moldação Avançada de Materiais Compósitos

O Projeto BIGTECH visou o desenvolvimento de um sistema/equipamento protótipo, para fabricação flexível de produtos compósitos de elevado desempenho, tendo por base um processo híbrido de extrusão e rotomoldação, para setores de valor acrescentado, seguindo três linhas de orientação estratégica:
  • Componentes funcionais, de elevado desempenho, do setor automóvel;
  • Componentes multicavidade do sector da eletricidade;
  • Componentes estético-funcionais do sector do mobiliário / iluminação urbana.

BIGPROTO

Fabrico Avançado de Protótipos Técnicos de Grande Dimensão

O projeto de I&D BIGPROTO desenvolveu materiais, equipamentos e tecnologias que permitiram o fabrico de protótipos ou de pequenas séries de peças plásticas de grandes dimensões por RIM (Moldação por Injeção Reação) de Nylon. Foram concebidos equipamentos protótipo, um à escala laboratorial e outro à escala industrial, para mistura do monómero com os catalisadores, acoitadores e demais aditivos e para a injeção das formulações resultantes em moldes protótipo. O BIGPROTO contemplou três grandes áreas de desenvolvimento científico / tecnológico:
  • Desenvolvimento da tecnologia de RIM de Nylon (materiais e equipamentos)
  • Projeto de moldes de grandes dimensões para RIM de Nylon
  • Fabrico de masters e de moldes de grandes dimensões para RIM de Nylon

RoTMI

Inovação em Materiais e Tecnologias de Rotomoldação

O projeto RoTMI visa desenvolver tecnologias e materiais para a indústria Portuguesa de rotomoldação de plásticos, adequados à produção de peças espumadas com elevada rigidez e leveza.
A fabricação flexível de produtos com texturas diferenciadas a partir de um único molde e a utilização de materiais eco sustentáveis, que possibilitem o aumento da competitividade industrial a nível nacional e internacional com a produção de peças inovadoras, com design, preço e desempenho melhorados para o mercado de peças estruturais.

https://mptoolrotmi.wordpress.com/

Tooling 4G

Advanced Tools for Smart Manufacturing

O projeto Mobilizador TOOLING4G enquadra-se no Cluster Engineering & Tooling, que integra uma cadeia de valor alargada (do design ao produto final), para responder a clientes globais que cada vez mais pretendem soluções chave-na-mão. As empresas pretendem com este projeto mobilizador, reforçar a sua cadeia de valor, integrando-se como parte das cadeias de fornecimento de produtos globais (automóvel, dispositivos médicos, aeronáutica, embalagem, eletrónica, etc.).
Através das ferramentas multiprocesso, o projeto propõe-se criar um novo paradigma de ferramenta moldante capaz de realizar outras operações tecnológicas que não só a moldação por injeção. Esta nova solução permitirá obter produtos mais complexos e em diferentes materiais num mesmo ciclo de produção ou combinando diferentes processos tecnológicos na mesma ferramenta (molde), assumindo por isso um carácter de multiprocesso e multifuncional.

https://tooling4g.toolingportugal.com/